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Execução e Gerenciamento de Obras

Execução e Gerenciamento de Obras

A execução e gerenciamento de uma obra consiste na pesquisa de preços de materiais, prazos de entrega, discriminação das características dos materiais e coordenação de equipes terceirizadas estão entre os principais itens de controle.
Dentre eles, pode-se destacar:
Materiais e equipamentos: Acompanhamento do processo de aquisição de materiais: escolha dos fornecedores, especificação, orçamento, compra e prazo para entrega;
Acompanhamento do processo de locação de equipamentos previstos no cronograma físico-financeiro, para assegurar o correto prosseguimento da obra, analisando a capacidade da empresa fornecedora em assumir responsabilidade técnica e cumprir com suas obrigações relacionadas à operação e à manutenção dos equipamentos;
Monitorar o recebimento dos materiais, manuseio e correto armazenamento;
Monitorar o consumo de materiais e realizar comparativos entre os quantitativos e os custos estabelecidos no orçamento.
Monitorar o processo de contratação de serviços terceirizados: descrição dos serviços a serem contratados, escolha dos fornecedores com base na sua capacitação técnica e física, orçamento e contratação;
Avaliação do desempenho dos fornecedores, baseando-se no cumprimento do planejamento físico e no controle da qualidade;
Supervisionar e controlar a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivos (EPI e EPC) e dispositivos de segurança do trabalho pelos funcionários.
Controle de produção:
Avaliação do fluxo dos serviços e existência de interferências entre trabalhos executados pelos diversos fornecedores em reuniões com clientes, fornecedores de materiais e serviços, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da velocidade de execução da obra, complexidade e cronograma físico-financeiro.
Verificação das tendências de atraso por meio da análise da velocidade de execução dos serviços, estabelecendo metas para cumprir com o cronograma físico sem perda de qualidade;
Realizar a medição dos serviços concluídos para pagamento dos fornecedores, conforme a sistemática de medição dos serviços estabelecida no PQO - Plano da Qualidade da Obra;
Apresentação semanal aos clientes de um relatório referente aos valores pagos na semana anterior e previsão para as semanas seguintes, de maneira a permitir o acompanhamento do cronograma financeiro do empreendimento;
Ações corretivas necessárias em caso de identificação de falhas e não conformidades.